quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Unidade: 1 Atividade:1.1_marcileneguimaraes


Proinfo Integrado
Curso: Tecnologia em Educação: ensinando e prendedo com as TICs
Nome: Marcilene Rodrigues Guimaraes
Unidade: 1
Atividade:1.1_marcileneguimaraes
Formadora: Elisangela

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento”.
(Juan Ignacio Pozo )

Acredito que enquanto professora é fundamental que cada vez mais estejamos atualizados com os meios de nos comunicar, de ensinar e criar melhores condições de aprenzagem para nossos alunos, pois cada vez mais as tecnologias ganham espaços no contexto da comunidade escolar, como sala de informatica, biblioteca, vídeo etc, estamos vivendo em uma sociedade em que as tecnologias com sua rapidez e abrangência de informações geram profundas mudanças.
Uma vez em que todos professore precisam ser e estar preparados para utilizar os sistemas tecologicos, saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, saber transformá-las em conhecimento.
Hoje o professor têm que lidar não só apenas com os saberes do passado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social, que antes não existia, precisamos ser inovadores criar estratégias que favoreça a transmissão do conhecimento, porém esse processo precisa ser contínuo, portanto a educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis manipulações.
É importante educar para usos democráticos e participativos das tecnologias, que facilitem a evolução dos indivíduos.
Quando a criança chega à escola, os processos fundamentais de aprendizagem já estão desenvolvidos de forma significativa.
Alfabetizar-se não consiste só em conscientizar os códigos da língua falada e escrita, mas dos códigos de todas as linguagens do homem atual e da sua interação. A criança, ao chegar à escola, já sabe ler histórias complexas, como uma telenovela, com mais de trinta personagens e cenários a educação escolar precisa compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar os seus códigos, dominar as possibilidades de expressão e as possíveis meios de aprendizagem.
Antes de pensar em produzir programas específicos para as crianças, convém retomar, estabelecer pontos com os produtos culturais que lhes são familiares. Fazer re-leituras dos programas infantis, re-criação desses mesmos programas, elaboração de novos conteúdos a partir dos produtos conhecidos. Partir do que o rádio, jornal, revistas e televisão mostram para construir novos conhecimentos e desenvolver habilidades. Não perder a dimensão lúdica da televisão, dos computadores. Primeiro deve-se valorizar o que é valorizado pelas crianças, depois procurar entendê-lo ,do ponto de vista delas.

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