quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ATIVIDADE 2.6 – PLANO DE AULA

ESCOLA MUNICIPAL PROFª AMÉLIA FREIRE GOMES
ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL
JACIARA/MT – 2011.

Utilizando o computador no processo de alfabetização.

AUTORAS: Cristiane de França Tavares e Marcilene Rodrigues Guimarães.


Público Alvo: alunos do 1º ciclo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Língua Portuguesa
Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial
Alfabetização
Evolução da escrita alfabética




Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com a aula proposta o aluno poderá perceber a importância do computador no processo de leitura e de escrita; utilizar programa como kolourPaint para construir imagens e textos; bem como fazer observações da escrita de palavras. Comparar as letras do alfabeto com outras formas de representação gráfica; conhecer diferente tipos de letras: forma, cursiva.

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 1hora.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Sugerimos que já se tenha sido trabalhado com os alunos, os conhecimentos básicos da utilização do computador tais como o uso do mouse e do teclado.
Estratégias e recursos da aula

Atividade 1


Apresentando o ambiente do LIED;
Conhecendo o computador e suas funções;
Organização da turma em duplas, de acordo com o número de computadores disponíveis;
Identificar através de figuras as partes do computador e descrevendo suas funções.

Atividade 2

Desenvolver atividades de escrita e de desenho utilizando o computador. É importante que se crie uma pasta na Área de Trabalho de cada computador, com o nome,identificando cada aluno da dupla e salve os trabalhos feitos por eles, para que depois possam ser impressos; 
Inicie a aula com a explicação do programa de pintura (kolourPaint). Solicite a observação das ferramentas (pintura, cores, formas geométricas e letras). Cada aluno poderá desenhar, colorir e escrever o nome do que desenhou.
                                                   
Fonte: http://kolourpaint.sourceforge.net/

Atividade 3

Para a utilização do programa  kolourPaint, sugerimos que inicialmente você possibilite que os alunos conheçam as possibilidades de escrita no kolourPaint . Para isso, deixe que os alunos explorem as funções da barra de tarefas do  kolourPaint.
Solicite que observem os diferentes tipos e tamanhos de fonte, ou seja, da letra. Cada aluno poderá digitar o nome completo e alterar apenas o tipo e tamanho da fonte para fazer a observação. Veja o exemplo a seguir a produção de alunos homenageando a diretora da escola pelo dia do Diretor:

Depois, da exploração os alunos poderão criar diferentes imagens. Professor, auxilie os alunos a utilizarem as diferentes ferramentas. O desafio agora é criar textos a partir da imagem, utilizando um tema trabalhado pela turma:

Depois do registro, imprima a produção de cada dupla e faça um painel no mural da escola para que toda comunidade escolar aprecie suas produções.

Avaliação

A avaliação necessita permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade você deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante que perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com as possibilidades do uso do computador no processo de alfabetização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário