quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PESQUISA SOBRE WEBQUESTE: INFORMÁTICA E PROJETOS DE APRENDIZAGEM

PESQUISA SOBRE WEBQUESTE: INFORMÁTICA E PROJETOS DE APRENDIZAGEM

Grupo: Escola Municipal Professora Amélia Freire Gomes
Formadora: Elisângela
Componentes do grupo: Cristiane França e Marcilene Guimarães


                       A palavra webquest origina-se da soma de duas palavras:

           
                              Web: rede hiperligações;
                             Quest: questionamento, busca ou pesquisa.
Ainda não conheciamos o que era a Web quest e percebemos que é um tipo de projeto interessante que possibilita a transformação e cooperação dos saberes através das tarefas que serão realizadas. De acordo com as pesquisas que fizemos, segue nossas contribuição:
A WebQuest é uma atividade didática, estruturada de forma que os alunos se envolvam no desenvolvimento de tarefas de investigação, utilizando os recursos da Internet. Este tipo de recurso estimula os alunos a criarem e desenvolverem tarefas significativas e os conteúdos/assuntos são organizados pelos docentes. Em resumo, a proposta metodológica desse tipo de recurso é o uso da Internet de forma criativa.
Os objetivos para o uso das webquest são:
- O educador moderniza os modos de fazer educação (sincronizado com o nosso tempo/internet).
- Garante o acesso à informação autêntica e atualizada.
- Promove uma aprendizagem cooperativa.
- Possibilita o desenvolvimento integrado entre professores e alunos os quais construirão e/ou aperfeiçoarão seus saberes em conjunto.
-Incentivar a criatividade dos professores e dos alunos que realizarão investigações com criatividade pois, cada professor deve utilizar as tecnologias disponíveis na escola seguindo os conteúdos curriculares e em consonância com a realidade dos alunos uma vez que tem sua própria metodologia de ensino. Porém devemos proporcionar aos alunos atividades que envolvam as novas tecnologias e que venham a somar com os conteúdos dados em sala de aula.
Exemplos para se trabalhar em sala:

· Introdução: São apresentadas as informações básicas da webquest para os alunos, orientando-os sobre o que vão encontrar no decorrer das atividades propostas.
· Tarefa: Descreva o que os alunos deverão elaborar ao finalizar o trabalho.
· Processo: Determine os passos que os alunos devem fazer para finalizar as tarefas.
· Recursos: Disponibilize aos alunos lista de sites a serem consultados para a realização do trabalho.
· Avaliação: Nessa etapa são explicados os critérios que serão utilizados na avaliação do trabalho proposto.
· Conclusão: Finalização da atividade que representa um resumo sobre o que foi apreendido na atividade.
Fonte de Pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário